Faltam poucos dias para o natal e na correria de organizar a ceia, reunir a família e preparar os presentes do amigo secreto, acabamos nos esquecendo de algo extremamente importante: nossa saúde bucal.

Com as “comilanças” que o natal nos proporciona, há uma série de perigos que ameaçam nossos dentes. Já sabe qual é? Abaixo listamos alguns para você:

  • O vinho é uma bebida muito tradicional nessa época e está quase sempre presente nas mesas natalinas. Mas atenção: Devido ao seu alto nível de acidez, ele pode acabar danificando o esmalte dos dentes e provocar manchas devido a sua pigmentação. Nosso conselho é: mantenha sempre água e um queijinho por perto, para aliviar a acidez e aumentar a salivação que ajuda a proteger os dentes.
  • Na sobremesa, opte por chocolate amargo que contém menos açúcar. Oleaginosas como nozes e castanhas são ótimas para a saúde da gengiva, mas tome cuidado: por serem alimentos duros, merecem um cuidado especial na hora da mastigação, principalmente se você utiliza próteses ou aparelhos ortodônticos.
  • Sabe aquela mania de sair petiscando vários alimentos na pré-ceia? Tente não repetir neste natal! Esse hábito pode ser muito prejudicial aos dentes, já que provavelmente não fazemos a devida higienização a cada pequena refeição, o que acaba contribuindo para o acúmulo de alimentos que formam a placa bacteriana.

Por fim, aproveite as delícias do natal de forma equilibrada e não se esqueça dos cuidados básicos após as refeições (escovação + fio dental). Ah! E aproveite o novo ano que se inicia para marcar sua consulta aqui no Espaço Luz! Seus dentes agradecem…

CategoryDicas

© 2019 - Clínica Luz Integrada

Para casos de emergência        (62) 3255 -8177