Todos sabemos que o estresse influencia diretamente no bom funcionamento dos nossos cabelos, pele, coluna, sistema digestivo…Mas o que geralmente não paramos para pensar, é que o estresse também pode influenciar, e muito, na nossa saúde bucal.

Em todos esses anos de prática clínica, vivencio muitos casos de problemas dentários relacionados ao estresse, cansaço e tensão. Isso é mais comum do que imaginamos, afinal, com a correria do dia a dia, trabalho, família, contas a pagar e tudo que temos para resolver, realmente fica complicado manter o equilíbrio físico e mental.

Pesquisadores afirmam que níveis aumentados de cortisol – um hormônio produzido pelo corpo em níveis mais elevados durante momentos de estresse – é um fator que contribui para abaixar a imunidade do corpo, tornando-o mais suscetível à doenças periodontais.

Dentre vários problemas bucais, podemos citar o apertamento e desgaste dos dentes. Mas afinal, como posso identificar que tenho algum desses problemas?

A definição é simples: o apertamento é o contato entre os dentes superiores e inferiores com força excessiva. É um hábito parafuncional (que não está relacionado com funções normais) diurno e noturno e que são danosos para o paciente, causando desgaste dos dentes, inflamação, necrose da polpa (problema de canal), mobilidade, dores de cabeça, além de muitas outras consequências prejudiciais.

A ocorrência desses hábitos é mais frequente durante o sono, pois quando o indivíduo está dormindo, não existe nenhum controle dos mecanismos conscientes, fazendo com que a quantidade de força colocada sobre os dentes e a tensão, contração e estiramento muscular aconteça de forma mais intensa.

Ainda bem que podemos afirmar que estes problemas podem ser tratados com procedimentos simples, acessíveis e não dolorosos, que devolvem a harmonia da dentição. É importante lembrar que, quanto mais cedo for o diagnóstico, maior a chance de evitar danos irreversíveis ao paciente.

Te convido a visitar a Clínica Luz para batermos um papo e tirarmos todas as suas dúvidas relacionadas à sua saúde bucal!

CategoryDicas

© 2019 - Clínica Luz Integrada

Para casos de emergência        (62) 3255 -8177